quinta-feira, 22 de abril de 2010

Tilcara - Argentina

O ônibus encosta na pequena rodoviária. Olhamos pela janela e perguntamos um para o outro “é aqui?”. Com o baixar da poeira, foi sendo revelado aquela pequena vila encravada no meio da imponente Cordilheira dos Andes. Inimaginável. Ao descer do coletivo, sentimos a atmosfera árida e poeirenta. Por volta das duas da tarde, fomos subindo a rua principal à procura do hostel. A visão da cordilheira e as casas de barro formavam a paisagem ao redor. Imperava um silêncio profundo, apenas um vento leve e os trovões que anunciavam uma chuva a sotavento daquelas montanhas. Ao cruzar a igrejinha central, uma badalada seca quebra o silêncio e parece que anuncia a nossa chegada. Enfim, pisar nessas terras é entrar em um mundo muito peculiar e totalmente indescritível.

Museu Arqueológico Dr. Eduardo Casanova

Ruínas da Pucará de Tilcara

Ruas de Tilcara (2.450 metros de altitude)

A vila de Tilcara vista do alto (3.200 metros de altitude)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Salta - Argentina

Cruzar a Argentina de Sul a Norte, mais especificamente a partir de Buenos Aires, pode ser muito monótono. Campos, fazendas e poucas cidades. Mas, após Santiago Del Estero, a paisagem começa a mudar. Ao longe, uma mancha escura surge no horizonte. É a silhueta da Cordilheira, uma muralha que toca as nuvens. Ao chegar a Salta, estamos no sopé dos Andes, em uma altitude de 1.200 metros. A cidade de Salta possui um núcleo urbano bem desenvolvido. A Praça 9 de julho é cercada por prédios históricos de uma bela arquitetura. O mesmo pode ser dito da igreja matriz, que revela toda sua beleza ao ser iluminada a noite. O teleférico leva o visitante às alturas, proporcionando uma visão de toda cidade e das montanhas que se elevam em seu entorno. A noite é bem movimentada e oferece ótimos bares e restaurantes. Salta é uma cidade muito urbanizada, ou seja, vive-se em um ambiente urbano agitado. Um exemplo é seu trânsito caótico, típico de grandes cidades. Para o viajante que busca um pouco de paz, é necessário rodar mais alguns quilômetros, já que em seu entorno existem muitos lugares ermos, de paisagens impressionantes.


Igreja Matriz de Salta

Teleférico que leva até o topo do Cerro San Bernado

Praça 9 de Julio

Fonte: Viagem aos Andes, realizada entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010. Fotos do acervo próprio de Bruno Freitas da Silva e Rogério Marques Silva.